Pesquisar
Close this search box.

Vai a exposição “Batman 80”? Saiba como melhorar sua experiência

publicidade

O Homem-Morcego está completando 80 anos e, para comemorar, o personagem recebeu uma exposição à altura no Memorial da América Latina, em São Paulo. Com itens raros de colecionadores, cenários impecáveis e elementos interativos, a “ Batman 80 – A Exposição ” garante uma experiência imersiva para todas as gerações. O iG visitou o local e explica como ela foi pensada para deixar sua experiência ainda melhor.

Leia também: Passado sem Marvel contribuiu para escolha de Robert Pattinson como Batman

Batman 80 arrow-options
iG Gente/William Amorim

Batman 80


O acervo da exposição se divide em duas coleções: uma é do Márcio Escoteiro, maior colecionador de Batman do Brasil; já a outra é da coleção pessoal de Ivan Freitas da Costa – que é curador da mostra e responsável por essa experiência imersiva no universo do Batman .

“É um trabalho de mais de um ano, mas na minha cabeça existe há 10 anos, desde que eu fiz uma exposição de 70 anos do Batman. Quando pensamos no conceito, chegamos à conclusão de que valia a pena fazer uma coisa muito imersiva e pensamos muito em que narrativa usar”, contou Ivan ao iG .

Um dos cenários mais memoráveis desse personagem é a sombria e tecnológica Batcaverna, que poderia ser o grande clímax da exposição, mas o curador explicou que, dentro da narrativa que criaram, colocar a Batcaverna no final não teria lógica e o grande momento da exposição se tornou a sala de um dos vilões mais conhecidos, e adorados, do universo Batman: o Coringa!

Entenda a narrativa da exposição

Batman 80 arrow-options
iG Gente/William Amorim

Batman 80

A “Batman 80” segue uma sequência bem interessante que se você souber poderá tornar sua experiência ainda mais imersiva. A ideia é que todos os visitantes se sintam o próprio Bruce Wayne que se descobre como Batman e luta contra grandes vilões.

O visitante começa na Mansão Wayne, onde Bruce recebe seu chamado; na sequência ele vai para a Batcaverna se preparar; o próximo passo é o encontro com o Robin e outros heróis que foram parceiros do Homem-Morcego.

Leia também: Emocionado, Joaquin Phoenix faz homenagem ao irmão durante discurso

Depois disso, ele segue para um encontro com o Comissário Gordon, pois o Batsinal está acesso; após a consolidação das informações do que está acontecendo, o herói vai para o Asilo Arkham, que é lotado de vilões, e percebe que o Coringa e a Arlequina não estão por lá.

Ao sair do asilo, o Batman vai ao encontro da Mulher-Gato para pegar algumas dicas; só então ele encontra a Arlequina e finalmente chega até o covil do Coringa e esse acaba sendo o clímax dessa narrativa, como se fosse o esperado confronto entre os dois. A exposição finaliza com um encontro com o Batman.

O que esperar de cada espaço?

Todos os cenários são ricos em detalhes e contam com pontos de interação. Para garantir as melhores fotos, fique de olho no chão, pois há adesivos que indicam os melhores lugares para você fotografar. Saiba o que encontrar em cada lugar:

Mansão Wayne

Mansão Wayne arrow-options
iG Gente/William Amorim

Mansão Wayne

O espaço reproduz a mansão da família Wayne e um dos grandes atrativos são as revistas em quadrinhos que estão expostas nesse local. É possível ver HQs de várias partes do mundo e edições brasileiras raras. É possível interagir com um totem do Alfred que, ao apertar um botão, diz falas com a voz do dublador original. Em outros espaços, também é possível ouvir a voz de outros personagens.

“A dublagem foi feita em etapas, sentimos que a exposição precisava desse tipo de interação. As falas dos personagens são sobre o Batman ou para o Batman e não foram criadas, elas foram tiradas das histórias em quadrinhos. Encontramos os dubladores originais dos desenhos animados, dos filmes, das séries de TV”, comentou Ivan.

Batcaverna

Batcaverna arrow-options
iG Gente/William Amorim

Batcaverna

O que mais chama atenção nesse espaço é o Batmovel em tamanho real de 1966. Também é possível ver a evolução dos uniformes do Batman e do Robin, além de brinquedos inspirados no Homem-Morcego e o seu tecnológico painel de controle.

Entrando em Gotham City

Batman 80 arrow-options
iG Gente/William Amorim

Parte dedicada do Robin

Nesse espaço, o visitante vai encontrar muitas coisas do Robin, como ilustrações e itens raros de colecionador, e de outros parceiros do Batman.

Delegacia de Gotham City

Delegacia de Gothan City arrow-options
iG Gente/William Amorim

Delegacia de Gotham City

É possível ver o Batsinal de perto e um mapa da cidade fictícia de Gotham. Também há um telefone que os visitantes podem usar para ouvir uma mensagem e há uma representação do comissário Gordon.

Asilo Arkham

Batman 80 arrow-options
iG Gente/William Amorim

Asilo Arkham

O espaço é dedicado aos vilões e conta com vários detalhes sobre eles. Além de poder ouvir a voz original de cada um, há uma ficha de cada “paciente” contando o seu histórico.

Mulher-Gato

Batman 80 arrow-options
iG Gente/William Amorim

Mulher-Gato

No local, é possível ouvir a voz da Mulher-Gato em um telefone e tirar uma foto super divertida em uma estrutura em que o visitante só precisa posicionar a cabeça e o celular nos locais indicados.

Arlequina

Batman 80 arrow-options
iG Gente/William Amorim

Arlequina

É um espaço pequeno que já prepara o visitante para o encontro com o Coringa. Tem dois lugares para os visitantes tirarem fotos.

Covil do Coringa

Batman 80 arrow-options
iG Gente/William Amorim

Covil do Coringa

Um dos ambientes mais elogiados da exposição. Explora os sentidos com muitas projeções e elementos, além disso, a voz do Coringa paira sobre o ambiente. Outro detalhe interessante é que em uma televisão fica passando o trailer de “Coringa”, novo filme do vilão que estreia no Brasil em 3 de outubro.

“Dentro da narrativa, esse espaço ganhou uma importância, precisava ser uma sala grande, com muito destaque e fora do padrão do que o visitante já tinha visto até então. É uma sala que tem uma overdose de sentidos porque é uma característica do personagem, ele te tira do seu eixo de equilíbrio. Tem muita gente que sai dizendo que é sua sala favorita”, pontuou o curador.

Encontro com o Batman

Batman 80 arrow-options
iG Gente/William Amorim

Fim da exposição com o Batman

A exposição termina com o Homem-Morcego em tamanho real e deixa a seguinte mensagem: “Criminosos são supersticiosos e covardes. Então meu disfarce deve ser capaz de levar terror aos seus corações. Devo me tornar uma criatura da noite. Eu devo me tornar um morcego”.

Leia também: Trailer final de “Coringa” mostra escalada caótica da mente do protagonista

“ Batman 80 – A Exposição ” vai até o dia 15 dezembro e funciona de terça a sexta, das 12h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. Crianças até quatro anos não pagam e os valores dos ingressos vão de R$ 17,50 a R$ 45,00. É indicado que a compra seja feita pela internet.

Fonte: IG – Entretenimento

COMENTE ABAIXO:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Compartilhe essa Notícia

publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Botão WhatsApp - Canal TI