Domingo, 22 de Setembro de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias | Saúde

Médicos colocam sonda nasogástrica e suspendem dieta oral do Presidente Bolsonaro

Segundo boletim médico, 'reintrodução da alimentação por via oral será avaliada diariamente e ocorrerá no momento oportuno'.

11/09/2019 | 16:08

g1/momentomt/Otavio Ventureli 0011914?MTE/DF

 
     O presidente Jair Bolsonaro foi submetido a passagem de sonda nasogástrica e suspenderam a dieta oral, afirmou nesta  quarta-feira (11) boletim médico do Hospital Vila Nova Star.
 
     Bolsonaro está internado no centro médico desde domingo (8), quando foi submetido a uma cirurgia para correção de uma hérnia.
 
     Na segunda-feira(09), a dieta de Bolsonaro passou a ser líquida. Segundo a equipe médica, a previsão inicial era que ele passasse a consumir alimentos pastosos entre terça(10)  e quarta(11), mas um exame de raio-x mostrou que o presidente estava com muito ar no estômago e no intestino. Por isso, a dieta oral foi suspensa.
 
     O médico Antônio Luiz Macedo explicou que o quadro não é uma intercorrência ou piora, mas uma resposta natural do intestino. Segundo o cirurgião, já havia acontecido após as outras operações.
 
     A sonda serve apenas para a retirada do ar. A alimentação está sendo exclusivamente pela veia. Macedo acrescentou que Bolsonaro já evacuou, e que os exames laboratoriais estão todos bons, sem indicativo de infecção.
 
     No início da tarde desta quarta(11), Bolsonaro publicou em sua conta no Twitter o boletim médico divulgado pela manhã acompanhado de uma foto sua em que aparece a sonda no nariz.
 
     Assessoria do Palácio do Planalto informou que o vice-presidente, Hamilton Mourão, está mantido na Presidência até quinta-feira (12), como previsto inicialmente. Bolsonaro reassume na sexta do próprio hospital.
 
Sitevip Internet