Terça-feira, 17 de Setembro de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias | Economia

Lucas MT: Como participar do Mutirão da Negociação 2019 versão online do PROCON estadual

Todo o processo será via plataforma consumidor.gov; ação é comemorativa aos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor

05/09/2019 | 14:15 - Atualizada em 05/09/2019 | 19:10

Assessoria/momentomt/Otavio Ventureli 0011914/MTE/DF

 
     O Mutirão da Negociação deste ano, promovido pelo Procon Estadual em parceria com os Procons municipais, será 100% online.

     Para participar, os consumidores devem se cadastrar no site www.consumidor.gov.br ou pelo aplicativo Consumidor.gov, disponível para Android e IOS. As propostas devem ser feitas de 00h do dia 09 até às 23h59 do dia 13 de setembro.
 
     A ação vai atender consumidores que possuem dívidas com bancos, cartões e instituições que fornecem crédito. Durante a semana de negociação, será possível rever juros, parcelas e conseguir facilidade nas condições de pagamento de acordo com a capacidade financeira do consumidor. 
 
     É imprescindível ter um endereço de e-mail válido.
 
     Passo a passo
 
     1 - Na página inicial do consumidor.gov, clique “Cadastrar”. Preencha os campos com as informações pessoais e depois clique em “Enviar” para finalizar o cadastro;
 
     2 - Com o cadastro efetuado, basta clicar em “+ Nova Reclamação”, que é um botão único tanto para reclamações quanto para negociação (de 09 a 13 de setembro de 2019);
 
     3 - Na página seguinte, no campo “Nome da empresa”, selecione a instituição financeira com a qual deseja negociar;
 
     4- Com o banco selecionado, preencha os campos com as informações solicitadas e descreva sua proposta de negociação. Não esqueça de sugerir o valor das parcelas que melhor se encaixa em seu orçamento. Depois, conclua o registro e aguarde a resposta da instituição, em até 10 dias. 

     Importante
 
     Dentro do prazo que a empresa tem para enviar a resposta, informações complementares sobre a dívida podem ser solicitadas ao consumidor. Isso ocorre nos casos em que algum dado relevante para o tratamento da negociação não consta na descrição da proposta feita pelo usuário. Durante esse prazo, a empresa tem a oportunidade de interagir com o consumidor antes da postagem de sua resposta final. 
 
     Após a postagem da empresa, é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida e classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação com o atendimento recebido.
 
Sitevip Internet