Domingo, 22 de Setembro de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias | Saúde

Profissionais da saúde MT participam de seminário sobre acidentes com material biológico

MT registrou mais de 2.410 ocorrências entre os anos de 2016 e 2018. A proposta do evento é conscientizar os trabalhadores

30/08/2019 | 08:18

Assessoria/momentomt/Otavio Ventureli 0011914/MTE/DF

 
   Cerca de 200 profissionais da saúde participam do 1º seminário sobre “Prevenção e Minimização de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico”.
 
     O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em parceria com o Conselho Regional de Medicina (CRM-MT) e termina nesta sexta(30), na Capital do Estado.
 
     Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) mostram que, entre 2016 e agosto de 2018, cerca de 2.410 casos de acidentes envolvendo sangue e outros fluidos biológicos foram notificados em Mato Grosso. A maior parte dos acidentados eram enfermeiros.
 
   Segundo o secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde da SES-MT, Juliano Melo, 80% dos profissionais acometidos por estes acidentes não tomam as medidas necessárias, como testagem e uso de medicação adequada, por falta de conhecimento.
    
     A coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Lauren Cristiane Leite, explica que os profissionais da saúde trabalham em ambientes insalubres e estão rotineiramente expostos aos agentes causadores de doenças infectocontagiosas; eles vivem um risco maior de adquirir Hepatite B (HBV), Hepatite C (HCV) e HIV do que a população em geral, uma vez que atuam na prestação de cuidados, de emergência, em salas cirúrgicas e laboratórios. Os profissionais de limpeza desses ambientes também estão expostos aos riscos, visto que recolhem os resíduos infectantes, dentre eles os perfurocortantes.
 
     “Esse tipo de acidente ocupacional é considerado emergencial e de notificação compulsória, devendo ser registrado no Sinan, e o tratamento precisa ser iniciado logo após a ocorrência do fato para que possa ser eficaz”, destaca Lauren.
 
     Contexto
 
   No evento, os protocolos de atendimento e cuidado foram esclarecidos pela médica especialista em medicina do trabalho, Marina Azene. Ela apresentou a Norma Regulamentadora n° 32, que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores da Saúde.
 
Sitevip Internet