Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
informe o texto a ser procurado

Notícias | Economia

Assuntos financeiros lideram em 9.5% denúncias no PROCON de Nova Mutum MT

Descasos das Operadoras de telefonia lideram reclamações

13/08/2019 | 05:05

agitosmutum/momentomt/Otavio Ventureli 0011914/MTE/DF

 
       O número de denúncias e reclamações feitas por clientes insatisfeitos no Órgão de Defesa do Consumidor de Nova Mutum aumentou 9,5%. De janeiro até agora, foram 1,282 atendimentos. No ano passado, 1,160.
 
      Consta no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que o setor de assuntos financeiros lidera o ranking com 31,34%.

    Na sequência, aparecem produtos (22.28%), telecomunicações (19,38%), serviços privados (16,67%), serviços essenciais (7,52%), habitação (1,45%), saúde (1,18%) e alimentos (0,18%).
 
      Foi constatado ainda que a telefonia celular está entre os assuntos mais demandados com 107 (9,69%) denúncias e reclamações com cobrança indevida, abusiva, valor, reajuste, contrato, cancelamento de serviço, demora no atendimento, não envio do comprovante e vício de qualidade.
 
      O banco de dados e cadastros de consumidores (SPC, Serasa, SCPC) tiveram 71 queixas de consumidores (6,43%) com consumidor negativado indevidamente nos serviços de proteção ao crédito, cálculo de prestação em atraso, cobrança indevida, abusiva, cumprimento, alteração, transferência, irregularidade, rescisão.
 
      Já o terceiro assunto mais demandado é com os aparelhos celulares. São 64 (5,80%) consumidores que procuraram o Procon para reclamar de produto com vício, demora na entrega do produto, garantia, desistência de compra, cancelamento de compra e venda enganosa.
 
      Ainda de acordo com a Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, 56,47% das reclamações em Nova Mutum foram feitas por homens com idades de 31 a 40 anos.
 
Sitevip Internet