Pesquisar
Close this search box.

Mais de 100 profissionais da Saúde de MT são capacitados em auriculoterapia

publicidade

 

    Em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Área Técnica/DAB/SAS e em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, realizou o curso gratuito de formação em auriculoterapia para profissionais de Saúde da Atenção Básica. Os módulos tiveram como objetivo a capacitação dos profissionais de nível superior da área, por meio de ensino semipresencial.
 
    O curso foi dividido em duas fases: uma etapa à distância (EAD), com carga horária de 75 horas, constituído de cinco módulos sequenciais; e uma etapa presencial, com carga horária de 5 horas, realizada após a finalização da EAD.
 
    As edições do curso são realizadas em diferentes estados do país. Em Mato Grosso, a fase presencial foi executada na Escola de Saúde Pública, com a participação de 115 profissionais de Atenção Primária.
 
    De acordo com a servidora da Coordenadoria de Gestão de Atenção Primária da Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT, Alessandra Stefan Pottratz, os formandos são profissionais de saúde de nível superior da atenção básica, lotados nas equipes de Saúde da Família, NASF (Núcleos de Apoio à Saúde da Família) e em unidades básicas.
 
Auriculoterapia
           
    A auriculoterapia é uma técnica de estimulação de pontos específicos da orelha (geralmente por meio do uso de sementes vegetais esféricas aderidas à pele). Ela é  associada à medicina tradicional chinesa, mas nas últimas décadas também acumularam-se conhecimentos científicos sobre a conexão dessa estimulação com outros locais e funções do organismo.
 
    Na atenção básica, a auriculoterapia tem sido usada, após avaliação clínica pela equipe de saúde da família, em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas de saúde. Ela pode ser utilizada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras práticas terapêuticas. Uma vantagem desta prática integrativa é o baixo custo, considerando os materiais utilizados e a otimização do profissional da Atenção Básica.
 

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PAC Saúde: estados e municípios selecionados devem formalizar proposta

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Compartilhe essa Notícia

publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Botão WhatsApp - Canal TI